Regulamento do 7º Concurso Cultural - "Vagão Pedagógico"


7º Concurso Cultural do Museu Ferroviário – Estação Arte (2012) “Vagão Pedagógico”
REGULAMENTO

1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVO GERAL:
Realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - Funalfa, a 7ª edição do Concurso Cultural do Museu Ferroviário de Juiz de Fora – Estação Arte, intitulada “Vagão Pedagógico”, pretende estimular o desenvolvimento de propostas didáticas, artísticas e culturais sobre a ferrovia, no universo escolar.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Destacar a importância da ferrovia na história do Brasil, para o desenvolvimento socioeconômico do país e para formação da identidade cultural mineira;
Instigar a reflexão sobre o patrimônio cultural de Juiz de Fora e sua relação com a ferrovia;
Envolver os professores e estimular seu potencial crítico e criativo para abordar questões de relevância social, histórica e cultural afins ao tema;
Estreitar o diálogo entre museu e escola, bem como ampliar a visitação de grupos escolares e o desenvolvimento de práticas educativas no Museu Ferroviário - Estação Arte.

3. PÚBLICO- ALVO: 
Poderão participar professores do ensino fundamental da rede de ensino de Juiz de Fora (pública e particular).

4. DESENVOLVIMENTO:
4.1 Cada proposta deverá prever ações individuais e/ou coletivas para o primeiro semestre de 2013, podendo ser vinculada a uma única disciplina ou ter caráter interdisciplinar, ou seja, envolver áreas diversas e vários professores.
4.2 No caso de se tratar de uma proposta coletiva, deverá ser indicado um responsável/representante pelo grupo e o prêmio será o mesmo previsto para propostas individuais.
4.3 Para o desenvolvimento das propostas deverão ser utilizados como recursos didáticos pelo menos uma das seguintes expressões artísticas e culturais: teatro, dança, música, artes visuais, artesanato, literatura, cinema, fotografia, informática e outras mídias.
4.4 As propostas poderão ser elaboradas no formato de: apresentação artística, evento ou seminário cultural, exposição, ação comunitária e/ou pedagógica, registro de práticas ou memórias, repasse do “saber fazer” ou qualquer expressão cultural que seja original e tenha como tema central “a importância da ferrovia na história do Brasil, para o desenvolvimento socioeconômico do país e para a formação da identidade cultural mineira”.
4.5 As propostas deverão ser apresentadas através do preenchimento de todos os campos do formulário padrão em anexo (os campos são: identificação e breve apresentação da proposta e do proponente: currículo resumido e qualificação técnica para executar a proposta; apresentação; objetivos; justificativa; público alvo; período ou data prevista para execução; local de realização; resultados esperados e cronograma das atividades previstas no projeto. Poderão ser incluídos anexos (desenhos, fotografias, cd’s/dvd’s, etc.) desde que identificados na proposta e encadernados juntos ao formulário.
4.6 É vedada a utilização de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal, comercial ou política de autoridades, servidores públicos e instituições.

5. INSCRIÇÕES
5.1 As propostas deverão ser encaminhadas ao Museu Ferroviário – Estação Arte (Av. Brasil, 2001 – Centro / Praça da Estação / Juiz de Fora, MG) de 03 de setembro a 03 de outubro de 2012, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. Não serão aceitos trabalhos enviados fora deste prazo.
5.2 As propostas deverão ser entregues em formulário padrão (disponível para download no site www.pjf.mg.gov.br) devidamente preenchido, encadernado e numerado, inclusive com os anexos (se for o caso), dentro de envelope lacrado e identificado com os seguintes dados: Concurso Cultural “Vagão Pedagógico” / Nome do proponente / Telefones do Proponente / Email do Proponente / Nome da Escola / Telefone da Escola / Email da Escola.
5.3 A inscrição da proposta implicará, ao seu(s) autor(es), o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Regulamento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

6. SELEÇÃO
O processo de seleção das propostas vencedoras deste Concurso compreenderá as seguintes fases:
6.1 Habilitação das inscrições (eliminatória): cumprimento dos quesitos elencados no ponto 5 deste regulamento, no que diz respeito ao processo de inscrições.
6.2 Classificação das propostas: serão critérios de avaliação e pontuação da Comissão de Seleção:
a) criatividade e originalidade da proposta em coerência com o tema (ver ponto 4.4) = 40 pontos;
b) objetividade, clareza e o potencial da proposta para alcançar os resultados esperados = 20 pontos
c) conhecimento e experiência prática do proponente em relação à proposta = 20 pontos
d) viabilidade de execução = 20 pontos
A nota máxima das propostas será equivalente a 100 pontos. A classificação se dará em ordem decrescente de pontos, ou seja, as três propostas que obtiverem melhor pontuação serão selecionadas para premiação.

7. COMISSÃO DE SELEÇÃO
7.1 - A Comissão de Seleção que apreciará o mérito dos projetos habilitados será integrada pelos seguintes membros: a) 01 (um) representante da Superintendência da FUNALFA;
b) 01 (um) representante do Museu Ferroviário de Juiz de Fora – Estação Arte;
c) 01 (um) representante da Secretaria Municipal de Educação;
d) 01(um) representante da Classe Artística de Juiz de Fora;
7.2 - É vedada a participação na Comissão de Seleção de membros que:
a) tenham participado como colaborador na elaboração de alguma das atividades apresentadas;
b) estejam relacionados judicial ou administrativamente com o proponente
7.3 - A Comissão de Seleção é soberana e suas decisões são irrecorríveis.

8. RESULTADO 
O resultado do concurso está previsto para ser publicado dia 19 de outubro. As informações sobre o local, a data e o horário da cerimônia de premiação serão divulgadas na imprensa local e comunicadas aos vencedores pela equipe do Museu Ferroviário de Juiz de Fora – Estação Arte.

9. PREMIAÇÃO
9.1 Os selecionados irão receber um prêmio de acordo com a sua classificação: 1º lugar: 01 Tablet ou Notebook 2º lugar: 01 Smartphone 3º lugar: 01 Aparelho celular com mp3 player e câmera fotográfica
9.2 Os prêmios poderão ser entregues aos vencedores em até 30 dias após a publicação do resultado. 9.3 Os premiados também receberão certificados de premiação no concurso “Vagão Pedagógico” e suas propostas serão publicadas no blog do Museu Ferroviário – Estação Arte <www.amujf.blogspot.com>

10. CRONOGRAMA
Inscrições: 03 de setembro a 03 de outubro de 2012.
Seleção das propostas: de 08 a 11 de outubro de 2012.
Resultado: 19 de outubro de 2012 (previsão).
Entrega dos prêmios: até 30 dias após a publicação do resultado

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 Para a construção dos trabalhos, o proponente deverá buscar conhecimento sobre a temática proposta, podendo usar como ponto de partida visitas ao Museu Ferroviário – Estação Arte e ao material de apoio disponibilizadno blog do Museu Ferroviário – Estação Arte: <www.amujf.blogspot.com>
11.2 Cabe à Comissão de Seleção decidir sobre os casos omissos deste Regulamento, estando a decisão final sob responsabilidade da Coordenação do Museu Ferroviário – Estação Arte / FUNALFA.
11.3 Ao se inscrever, automaticamente o proponente cede ao Museu Ferroviário – Estação Arte / Funalfa os direitos autorais das imagens, textos, entre outros produtos pertinentes a este concurso para fins educativos e culturais.
11.4 O conjunto de documentos encaminhados para inscrição em nenhuma hipótese será restituído ao autor do projeto e passará a fazer parte do acervo do Museu Ferroviário – Estação Arte para fins de pesquisa, documentação e mapeamento das atividades pedagógicas, visando o incremento de políticas culturais para este segmento.
11.5 Dúvidas e informações referentes a este Regulamento poderão ser esclarecidas e/ou obtidas na sede do Museu Ferroviário – Estação Arte (Av. Brasil, 2001 – Centro / Praça da Estação) ou pelo telefone 3690-7055.


Nenhum comentário:

Postar um comentário