ACONTECEU NO MUSEU

Maio
Esmeriladora da MRS
por Eduardo Mezzonato
Esteve de passagem por Juiz de Fora no mês de maio, a máquina esmeriladora que é um novo investimento da MRS Logística.
A máquina que serve para nivelar, consertar e limpar os trilhos possui cabine moderna com visores touch, caixa preta e controlador automático. É de fabricação americana e possui apenas sete em todo o mundo - Áustria, Austrália, Japão, China, Canadá, Inglaterra e Brasil.
A MRS logística ainda informou que é mais vantajoso para a empresa, pois gastam apenas com combustível e manutenção, já que a malha ferroviária da empresa é grande.

Abril

Café com causos

publicado em 29/04/2013
por  Eduardo Mezzonato

   Aconteceu no Museu no dia 26 de Abril, o evento Café com causos. Ex-ferroviários e simpatizantes do mundo ferroviário conferiram a apresentação de causos com o grupo Etc e tal, e assistiram ao show da banda de música do segundo Batalhão da Polícia Militar.







Mulheres   na estação

publicado em 19/04/2013
por  Eduardo Mezzonato

   No mês de Março, aconteceu no Museu, o coquetel de inauguração da exposição – Mulheres na estação. O evento contou com a participação de 14 fotógrafas, amadoras e profissionais,  que mostraram a edificação e as dependências do museu sob o olhar delas.



MARÇO

publicado em 25/03/2013
por Adriene Rodrigues

Chá com poesia
O evento aconteceu no dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e contou com a apresentação musical de Gisa Stenner.

Visita - Escola Estadual Delfim Moreira
A escola veio visitar o Museu através do Projeto “Integração, Educação e Sensibilização para o Turismo na cidade de Juiz de Fora”, promovido por alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

FEVEREIRO
Publicado em 05/03/2013
Por Adriene Rodrigues

Boas Vindas!
No mês de Janeiro, integrou a equipe do Museu Ferroviário, Maria de Fátima Rezende e Alexandre Fioravante, atual responsável pela coordenação do espaço. Sejam bem-vindos à equipe!

Doação
O Museu Ferroviário recebeu a doação de miniaturas de vagões de locomotivas, feita por Gilson Marques, de Barra do Piraí (RJ), através de Manoel Monachesi. As peças passaram a compor o acervo do Museu.


JANEIRO
Publicado em 11/01/2013
Por Nara Salles

Despedida
À frente da coordenação do MF-EA desde janeiro de 2011, Raphaela Corrêa está se preparando para se despedir desta instituição no próximo dia 30. A turismóloga e arte-educadora entrou de licença maternidade. A ela, nosso agradecimento pela dedicação e trabalho realizado!



NOVEMBRO
Publicado em 23/11/2012
Por Nara Salles


3ª Semana do Jovem Empreendedor
O MF-EA recebeu, entre os dias 22 e 25 de outubro, a 3ª Semana do Jovem Empreendedor, realizada pelo Programa Municipal de Apoio ao Adolescente (Promad). Com o tem “Empreendedorismo: pequenas atitudes, grandes resultados”, o evento, que recebeu cerca de 75 jovens por dia, contou com palestras sobre o mercado de trabalho, gestão financeira e liderança.

Conexão Educativa
Crianças e jovens embarcaram em uma viagem pelo acervo do MF-EA este mês. Passaram por aqui, pequenos da Escola Estadual Clorindo Burnier e da Escola Municipal Bonfim. O MF-EA também recebeu os alunos da Escola Municipal José Calil, que, além de conhecerem a história da ferrovia, participaram de uma pesquisa de Maria Fernanda Van Erven, mestranda em Educação pela UFJF. 

Alunos da Escola Estadual Clorindo Burnier conhecem MF-EA



OUTUBRO
Publicado em 30/10/2012
Por Nara Salles

Expresso Cultural desembarca no MF-EA

Superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, abre o evento
Na noite de sexta-feira (19/10), foi a vez de o público conhecer as atividades realizadas pelo Museu Ferroviário – Estação Arte (MF-EA) nos anos de 2011 e 2012. A diretora do espaço, Raphaela Corrêa, conduziu a viagem que passou, especialmente, pelo projeto “Expresso Cineclubinho” e pelo 6º e 7º Concurso Cultural – “Viaje neste Trem!” e “Vagão Pedagógico”, respectivamente.

O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, proferiu o discurso de abertura do evento e enfatizou a importância das atividades desenvolvidas pelo MF-EA. Além dele, nomes engajados na temática ferroviária e na preservação do patrimônio estiveram presentes. Participantes dos projetos, professores e familiares também embarcaram nesta viagem.

A primeira parada foi na estação do Expresso Cineclubinho, projeto realizado de março a julho deste ano com crianças de 7 a 12 anos. Todas as sextas-feiras os associados se reuniram para ver, aprender e, também, fazer filmes.

Integrantes do Cineclubinho falam sobre o projeto
Revezando entre encontros de exibição e produção, os pequenos aprenderam a explorar as possibilidades do cinema. Para o estudante Vitor Alvim (foto), integrante do projeto, a experiência foi enriquecedora. “Levamos daqui amigos, e isso é o mais importante”, revela.

A estreia na produção foi na gravação de uma história de ficção criada por eles mesmos em torno de uma viagem de trem nomeado “A Mala”. Outra aventura dos pequenos cineastas foi um documentário sobre a Praça da Estação, chamado “A Praça dos Tempos”. Além destes vídeos, um Making Off das gravações foi exibidos, mostrando tudo o que aconteceu por trás das câmeras.

A outra parada do Expresso Cultural foi no Concurso “Viaje neste Trem!”, com a mostra do vídeo com a viagem de Maria-fumaça, prêmio dos vencedores. Além disso, um Jogo de Memórias construído a partir das histórias vencedoras foi lançado e entregue aos participantes juntamente com um certificado.

Depois, a viagem seguiu para a premiação do Concurso Cultural “Vagão Pedagógico”. A vencedora foi a professora Elayne Luciana Leite de Melo, da Escola Municipal Cecília Meireles, com o projeto “Nos trilhos da nossa história”. A proposta é constituída de textos, imagens, registro de memórias e impressões dos alunos que compõem um “livro-objeto”. A professora recebeu um tablet Samsung Galaxy de sete polegadas.

Grupo Etc. & Tal conta causos mineiros

O segundo lugar ficou com a professora Mônica Soares, que ganhou um smartphone Samsung Galaxy por conta do projeto “Nos trilhos da história” desenvolvido para os alunos da Escola Municipal Clotilde Peixoto Hargreaves e do Caic Professor Helyon de Oliveira. A proposta de Mônica foi uma pesquisa feita por meio de vídeos e com a produção de histórias em quadrinhos e paródias além de uma apresentação de slides com suporte musical e fotográfico.


A terceira colocação foi para a professora Eliane Rocha Ferreira, da Escola Estadual Professor José Freire, pelo projeto “Nos trilhos”. Eliane propõe a leitura de obras do artista plástico Gerson Guedes para criar um produto artístico, sustentável e com potencial de geração de renda. O resultado pretendido é a produção de bolsas para guardar tablets feitas com sacos de cimento. A professora foi premiada com um celular Nokia Asha 200.

Encerrando a viagem do Expresso Cultural, o grupo Etc. & Tal apresentou seu novo espetáculo, “Pura minerice”, alegrando a paleteia com causos e canções dos trilhos de Minas Gerais.


Cinema e circo garantem alegria e diversão na Semana das Crianças do MF-EA

Oficina de circo ensina técnica trapézio e rola-rola 
A criançada se divertiu no Museu Ferroviário – Estação Arte (MF-EA) na Semana das Crianças! Do dia 08 ao dia 12 de outubro, o Cineminha da Estação trouxe, em duas sessões, cinco animados títulos da sétima arte: O Lorax – Em busca da Trúfula Perdida, Piratas Pirados, Treasure Buddies Caça ao Tesouro, Alvim e os Esquilos 3 e A Era do Gelo 4. Os pequenos não perderam a oportunidade e aproveitaram o Cineminha, que também contou com a presença de grupos do Caps e da Creche Criança Feliz.

Na sexta-feira, foi a vez da trupe da Escola de Circo Carequinha desembarcar nesta antiga estação com diversas modalidades circenses. Cerca de 50 crianças participaram da Loco-motiva artes do circo, oficina que apresentou números de mágicas e inseriu os pequenos no mundo do circo. Os pequenos foram divididos em cinco grupos e se revezaram entre perna de pau, rola-rola, malabares, trapézio, corda bamba e monociclo.

“As atividades foram pensadas como uma forma de atrair o público infantil para o Museu e, também, estimular habilidades, como a atenção e o equilíbrio”, disse a diretora do MF-EA, Raphaela Corrêa.

Para Ana Clara Barreto, 6 anos, “a oficina foi muito boa. Eu gostei mais da corda bamba, porque a gente pode aprender a se equilibrar”. Mateus de Moura, 5 anos, disse que também gostou da oficina. “Adorei a perna de pau, porque tem vezes que eu esqueço como é ficar em pé”, afirmou. Yuri de Oliveira, 5 anos, preferiu o trapézio. “Gostou de altura e o trapézio era a coisa mais alta”, contou o menino que, como os seus colegas, aproveitou o Dia das Crianças no MF-EA.       


MF-EA promove homenagem a idosos

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Museu Ferroviário – Estação Arte (MF-EA) desenvolveu o projeto Vagão da Melhor Idade. Do dia 1º ao dia 05, os idosos puderam conhecer um pouco mais sobre a história da ferrovia, através de visitas guiadas pelo acervo do MF-EA. Além disso, o momento também foi de poesia, música e causos, tudo isso embalado pelas intervenções artísticas de Elenita de Paulo. Ao final da visita, um café possibilitou um momento de lembranças e experiências compartilhado entre nossos visitantes.

Segundo a diretora do MF-EA, Raphaela Corrêa, “o projeto tem o intuito de valorizar os idosos e proporcionar momentos de integração, alegria e emoção, uma vez que, através dos caminhos da ferrovia, os participantes são convidados a compartilharem suas próprias histórias de vida”.

Durante a semana, o MF-EA recebeu idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sudeste I – Bairro Costa Carvalho, do Centro de Educação do Menor (CEM), do CRAS Leste e dos grupos Redescobrindo os sentidos e Pró-Idoso.


Capoeira
Palestras, oficinas e mostras de vídeos fizeram parte da comemoração do Dia Municipal da Capoeira, celebrado no dia 30 de setembro. O III Seminário Juiz-forano, organizado pelo mestre Paulo Elias, contou com o apoio do MF-EA, onde diversas atividades foram realizadas no dia 29 de setembro. 
Oficina de berimbau compõe a programação do Seminário
                                   
                                       

SETEMBRO
Publicado em 20/09/2012
Por Nara Salles

Visitas Guiadas
As visitas guiadas movimentaram o MF-EA no mês de agosto! Nos dias 13, 14 e 15, os estagiários da MRS vieram obter conhecimentos técnicos e culturais sobre a ferrovia. No dia 16, foi a vez dos integrantes do Grupo de Amizade Lazer e Cultura passarem por esta antiga estação. O MF-EA ainda recebeu, no dia 17, um grupo de alunos do Colégio Cristo Redentor para conhecerem o acervo e produzirem um trabalho escolar. Participantes do Centro de Convivência Recriar não ficaram de fora! Eles também fizeram a visita no dia 23 e aproveitaram as curiosidades ferroviárias!

                                         Integrantes do Centro de Convivência Recriar visitam o MF


6º Festival Nacional de Teatro
A peça “O cego e o louco” retornou aos palcos do MF-EA nos dias 03 e 04 de setembro, e, novamente, foi sucesso de público. Nos dias 6, 7 e 8, oficina de “Contação de História” e outra de “Poesia Cênica” desembarcaram na Estação Arte. Ministradas por integrantes do Grupo Okearô de Teatro Independente, do Rio de Janeiro, as oficinas convidaram os participantes para uma viagem pela linguagem corporal e pela literatura. Os eventos fizeram parte do 6º Festival Nacional de Teatro, promovido pela Funalfa/PJF.






AGOSTO

Publicado em 23/08/2012
Por Nara Salles
Trem da Alegria!
A criançada tomou conta do MF-EA no mês de julho! Ao longo de duas semanas, cerca de cem crianças embarcaram na Colônia de Férias – Trem da Alegria. Na bagagem, gincana, cineminha, muitas brincadeiras e oficinas culturais. Confira aqui a matéria completa e vejas a fotos!

Criançada se diverte na apresentação do palhaço Rosquinha

Festa Julhina
No dia 05 de julho, a Festa Julhina do Programa DAMOR (Casa do Servidor) desembarcou no MF-EA. Com quadrilha, comidas típicas, bingo e muita dança, os servidores que fazem parte do projeto se divertiram junto com professores e estagiários.


Despedida
A turismóloga Romilda Lopes e o estagiário Arthur Silva se despediram da equipe do MF-EA este mês. Com mais de um ano de trabalho nesta antiga estação, Romilda investe na carreira acadêmica, cursando o Mestrado em Lazer da UFMG, e Arthur, que recentemente se formou no curso de História, aposta em novas oportunidades profissionais. A eles, nosso agradecimento pela dedicação e desejos de sucesso!

Encerramento do Cineclubinho
O Expresso Cineclubinho, projeto do MF-EA que envolveu 20 crianças, concluiu o seu trajeto em julho após viajar pela história do cinema, explorar as diversas linguagens e as possibilidades do audiovisual, receber a visita do cineasta de animação Léo Ribeiro e se arriscar na produção de dois curtas metragens – um de ficção e um documentário sobre a Praça da Estação – que estão em fase final de edição. Os resultados desta aventura pela 7ª arte serão compartilhados publicamente em breve, aguarde!


Integrantes do Cineclubinho gravam documentário
 na Estação Mariano Procópio


  JULHO
Publicado em 27/07/2012
Por Nara Salles

Leituras em Cena
O MF-EA recebeu, no dia 02 de julho, os integrantes do projeto SESC Dramaturgia, que apresentaram a leitura dramatizada de “A Falecida”, de Nelson Rodrigues. Além desta exibição, as apresentações aconteceram em outros espaços da cidade, como na Biblioteca Municipal Murilo Mendes. 



Dança nos Trilhos
Nos dias 12 e 13 de julho, as pequenas bailarinas do projeto Dança Funalfa apresentaram aos seus familiares e amigos, no palco do MF-EA, uma mostra dos trabalhos realizados no primeiro semestre e um pouquinho do que estão preparando para o espetáculo de final de ano. Também no dia 13, os servidores da Prefeitura de Juiz de Fora, participantes do projeto Damor, surpreenderam o público e mostraram seu talento nas danças contemporânea e de salão.





Trem da Alegria!
A criançada está agitando o MF-EA no mês de julho! A Colônia de Férias – Trem da Alegria começou no dia 16 e segue até o dia 27, com muita brincadeira, gincana, cineminha e oficinas de arte. Os pequenos estão se divertindo nesta antiga estação. Confira na próxima edição o que as turminhas aprontaram por aqui!






JUNHO
Publicado em 26/06/2012
Por Nara Salles

 
Atrações do Corredor Cultural animam público no MF-EA

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) promoveu mais 120 apresentações culturais que movimentaram a cidade. O MF-EA participou desta maratona com atrações teatrais e musicais que reuniram e emocionaram grande público. Fique por dentro e confira as fotos aqui! 


Integrantes de Duolho D'água se apresentam no MF-EA

Música e teatro desembarcaram no Museu Ferroviário – Estação Arte (MF-EA) na programação da 4ª edição do Corredor Cultural. O evento, que comemorou os 162 anos de Juiz de Fora, contou com a participação de cerca de 35 mil pessoas. Em 42 horas de programação, o Corredor, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora através da Funalfa, ofereceu opções de arte, cultura e recreação para todos os gostos e idades, e em diferentes pontos da cidade. “Mais uma vez, as atividades foram muito bem recebidas pela população. O evento não só está consolidado no calendário cultural do município, como é esperado com ansiedade pelo público e pelos artistas”, afirmou o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra.

No MF-EA, música e teatro tiveram destaque. No sábado, a peça “A Farsa do Advogado Pathelin”, da Cia Ribalta de Atores, divertiu o público as armações do advogado Pedro Pathelin e sua esposa Guilhermina, para adquirirem uma nova peça de tecido. Depois da apresentação teatral, foi a vez de Duolho D'água e seus convidados subirem ao palco. O quarteto de cordas, que uniu os sons do violão, violoncelo, violino e contrabaixo, emocionou o público com variedade de músicas autorais.

Cia. Ribalta de Atores apresenta
“A Farsa do Advogado Pathelin”
“A Farsa do Advogado Pathelin” entrou em cena novamente no domingo, trazendo grande número de pessoas para o anfiteatro do MF-EA. Para encerrar a programação do Corredor no Museu, o som da banda 3, 2, Único animou a plateia. No repertório, composições próprias e releituras de músicas regionais brasileiras.

Além das atrações no MF-EA, outros lugares da cidade foram contemplados com atividades do Corredor. Neste ano, foram ocupados teatros, galerias e centros culturais, além de espaços abertos como praças e parques, na área central e em cinco bairros.    

Na noite de sexta-feira, 25, o evento teve abertura com a Caça ao Saci, no Parque do Museu Mariano Procópio, e com o show da Banda do Síndico, na Praça da Estação. O encerramento reuniu, também na Praça da Estação, três artistas da mesma família: os irmãos Jairzinho e Luciana Mello, e o pai Jair Rodrigues, que levantaram o público com os sucessos como “Deixa isso pra lá” e “Romaria”. Jair Rodrigues foi surpreendido e emocionou-se com a presença de um Boneco Gigante de Olinda (PE), confeccionado em sua homenagem. 

3, 2, único e convidados foram atração do Corredor
Cultural, no MF-EA
Outro ponto alto da festa foi a apresentação da Russo Jazz Band, na Praça Antônio Carlos. “É a décima vez que venho a Juiz de Fora, a primeira foi em 1996. Nosso grupo sente-se feliz por poder se apresentar em espaços abertos. Tocar no meio do público desmitifica o jazz, que é considerado um estilo musical elitizado,” disse o líder do grupo, Orlando Russo Filho.

Já o fotógrafo Daniel Chiacos, do coletivo “O Estendal”, do Rio de Janeiro, esteve em Juiz de Fora pela primeira vez neste Corredor Cultural. Ele destacou a multiplicidade de atividades, observando que “o evento reúne tanto o que é considerado cultura tradicional quanto o que é visto como alternativo. Essa mistura reitera o conceito amplo de cultura”.



Debates sobre Trens Turísticos e Culturais desembarcam na estação do MF-EA

Representantes da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entre outras importantes organizações engajadas na causa da conservação e revitalização da ferrovia estiveram reunidos neste evento realizado nos dias 14 e 15 de junho, no MF-EA. Uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e o Movimento de Preservação Ferroviária (MPF) que promoveu debates e a exposição de projetos e experiências em prol do turismo cultural ferroviário. Outras informações aqui! 

Assessor de Relações Públicas da ABPF, Geraldo Godoy,
relata experiências de operações
Nos dias 14 e 15 de junho, o Museu Ferroviário – Estação Arte (MF-EA) realizou, juntamente com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (Abottc) e com o Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), O Seminário “Trens Turísticos e Culturais”. O evento movimentou as dependências do MF-EA e teve o apoio de diversas entidades engajadas na causa da preservação e revitalização da ferrovia e no turismo cultural ferroviário no Brasil.

A abertura do Seminário contou com a participação do grupo Etc & Tal, que contou “causos” envolvendo o trem e seus personagens e interpretou músicas temáticas. Em seguida, o presidente do MPF, Victor José Ferreira, falou sobre a magia e o lirismo do trem. Neste mesmo dia, Rosemeire Fontes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Antonio Pastori, da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), Marilene Marinho, da Vale, e Raphaela Corrêa, do MF-EA, proferiram palestras acerca de temas relacionados ao turismo cultural ferroviário.

No dia 15 foi a vez de Geraldo Godoy, da ABPF, Ayrton Silva, da E. F. Campos do Jordão, e Adonai Arruda Filho, da Serra Verde Express, relatarem para o público suas experiências de operação.

Na parte da tarde, João Bosco Setti, da Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem, se juntou a Godoy para realizaram estudos de viabilidade técnica. Dando continuidade às palestras, houve uma explanação sobre projetos em fase de implantação nas cidades de Rio Acima (MG), Guararema (SP), Santa Maria (RS). Representantes do Movimento Nacional Amigos do Trem (Oscip) também discorreram sobre o Circuito Ferroviário Vale Verde. Finalizando as conferências, Pastori volta ao palco do MF-EA para explicar, desta vez, a elaboração de projetos e captação de recursos.

Como programação cultural de encerramento, foi exibido o documentário “La Belle Époque – Memórias do Cinema na Mata Mineira”, de André Martins Borges. O filme, que trouxe depoimentos da atriz Elke Maravilha, do ator Thiago Lacerda, do jornalista e poeta Ronaldo Werneck,entre outros, abordou o apogeu e o declínio dos cinemas em cidades da Zona da Mata mineira e o trabalho do cineasta Humberto Mauro, considerado o Pai do Cinema Brasileiro.

No sábado, os participantes do Seminário tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica à litorina do Bairro Industrial, que está sendo revitalizada pela Oscip.  


MAIO
Publicado em 22/05/2012
Por Nara Salles

2º Café com Causos - Dia do Ferroviário
Para homenagear os “Homens de Ferro”, o MF-EA realizou o 2º Café com Causos, no dia 27 de abril. Contação de estórias, poemas e músicas entoadas pelo trio Etc & Tal e a apresentação da Banda de Música da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada de JF marcaram o evento que emocionou o público e os ferroviários presentes. Mais de cem amantes do trem participaram desta homenagem.




Workshop de Ballet Clássico
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, o espaço Estação Arte recebeu, no dia 28 de abril, o bailarino Ivan Franco, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que conduziu um workshop. Além de relatar sua experiência, Ivan dirigiu atividades de dança com dois grupos de 20 bailarinos. O evento foi promovido pela Advance Centro de Dança Integrada.


Caminhos na TV Brasil
No último dia 05, o MF-EA recebeu a equipe de produção do Programa “Caminhos”, da TV Brasil, para a gravação da Reportagem “Trens”. A repórter Katiúscia Neri entrevistou o ferroviário Manoel Monnachesi (foto) e a historiadora Helena Guimarães. O programa irá ao ar neste canal, no dia 12/07, às 22h. 



Teatro
A temporada da peça “O Cego e o Louco” movimentou os finais de semana de maio do MF-EA. Samir Hauagi e Gibran Lamha (foto), sob a direção de Rodrigo Portella, encenaram a história de Nestor e Lázaro, dois irmãos à espera de uma visita que não chegava. Nesta expectativa, a cegueira e a loucura de cada um foram sendo reveladas.




ABRIL

 “Um País em Cena”
No dia 10 de abril o MF-EA acolheu o lançamento do livro “Ponto de Partida – Um país em cena”, de autoria da jornalista Fernanda Fernandes e produzido com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Aproximadamente 80 pessoas prestigiaram o evento que contou com apresentações de músicos locais e com a presença de integrantes do grupo abordado na obra.






“O Brasil de volta aos Trilhos”
A coordenadora do MF-EA, Raphaela Corrêa, participou do Seminário “O Brasil de volta aos trilhos”, que aconteceu no Museu Imperial de Petrópolis, nos dias 23 e 24 de março. A palestra “A importância da memória ferroviária”, proferida por Raphaela, teve um retorno positivo dos presentes que, ao longo do evento, manifestaram admiração e apoio ao trabalho realizado na instituição por ela representada.


Melhores Minutos de 2011
De 20 a 23 de março o MF-EA exibiu a Mostra Melhores Minutos de 2011, resultado do maior festival de vídeos da América Latina, que acontece desde 1991. A edição de 2012 teve o apoio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), da Agência Brasileira de Inovação (FINEP) e do Governo de São Paulo.



Curso de Teatro
Teve início em março, no espaço Estação Arte, as atividades do grupo de estudo e prática de linguagens cênicas da Secretaria de Educação da PJF. O curso conta com 27 professores da rede municipal e é coordenado pelo presidente da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (APAC), Cristiano Fernandes.




MARÇO
Publicado em 24/03/2012
Por  Raphaela Corrêa


Cineclubinho - Primeiros Encontros
Este novo projeto do MF-EA estreou com o pé direito no dia 02 de março, quando os pequenos “sócios” expressaram sua paixão pelo cinema, suas expectativas com o Cineclubinho e ainda assistiram a vários “filminhos” produzidos por crianças. Inspirados e doidos para produzir filmes também, eles marcaram presença no 2º encontro, dia 09, quando aprenderam sobre a história do cinema, os filmes mudos e preto e branco, brincaram de adivinhar qual era o filme através do jogo de mímicas e ainda criaram um roteiro para uma nova versão do filme que é considerado um dos primeiros do mundo – “A chegada do Trem à Estação” – dos irmãos Lumiére.


Preparativos do grupo Cortejo para “Uma história Oficial”
O espaço Estação Arte tem acolhido os ensaios da Cia de Teatro Cortejo, que se prepara para abrir a temporada 2012 da peça “Uma história Oficial” no Festival de Teatro de Curitiba, de 28 a 31 de março. Em abril o grupo se apresentará em Teresópolis. Este espetáculo tem o apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura / Funalfa. 



Conexão Educativa
A criançada tem marcado presença no MF-EA na volta às aulas! No dia 28 de fevereiro os pequenos do Colégio Stella Matutina conheceram o museu e se divertiram com o Caça ao Tesouro. Já no dia 09 de março, foi a vez do Centro Educacional Além do Arco-íris com uma turminha esperta de 2 a 5 anos de idade que, após a visita, fizeram muita arte colorindo e pintando desenhos da Maria Fumaça!

Alunos do Colégio Stella Matutina visitam o museu


FEVEREIRO
Publicado em 24/02/2012
Por  Raphaela Corrêa

Trem da Alegria - Férias em Família!



A Colônia de Férias em julho foi um sucesso. A criançada se divertiu e se despediu pedindo bis! Confira aqui como foi essa maratona cultural com os pequenos.
Com o objetivo de estimular o contato das crianças com a arte, a leitura, o cinema, o lúdico e a natureza, o Museu Ferroviário – Estação Arte, através da Funalfa, promoveu a primeira Colônia de Férias - Trem da Alegria.


Entre os dias 18 e 29 de julho, 80 crianças com faixa etária de 5 a 10 anos participaram de várias atividades. No primeiro dia, elas tiveram a oportunidade de fazer uma “visita teatral” com o “Sr. Amu”, chefe da Estação Leopoldina, que apresentou aos pequenos o seu “tesouro”, o acervo do Museu Ferroviário. Alegando não encontrar algumas peças pelas quais tinha especial apreço, o Sr. Amu propôs aos participantes uma “caça ao tesouro” pelas salas do museu, jogo que gerou até torcida animada! Ainda no primeiro dia, a criançada se divertiu com as mágicas e atrapalhadas do Palhaço Rosquinha. 

Ao longo da semana os pequenos participaram de atividades como percussão corporal e batucada, com os instrutores Maíra Delgado e Marcos Languanje; malabares, corda bamba e pintura de rostos com os instrutores Chadas Ustuntas, Márcio Guelber e Bárbara Dias; oficina de massinha-biscuit com a instrutora Ana Cecília Tavares e contação de histórias com a instrutora Cíntia Brugiolo que envolveu a todos com o personagem Tatecalanquecatacanquixilacalanque.

O sucesso da Colônia de Férias foi confirmado com a avaliação realizada no último dia tanto com os pais/responsáveis quanto com as próprias crianças, que elogiaram a programação, pediram “bis” para os próximos anos e sugeriram somente aumentar o tempo de duração (cada turma de 20 crianças participou das atividades durante uma semana, sendo 3h/dia) o que demonstra que elas não só gostaram como queriam mais!

De acordo com as várias opiniões dos pais/responsáveis, percebemos a grande satisfação pela realização de atividades diversificadas, lúdicas e educativas. Disseram que as crianças relataram fatos gratificantes para a sua formação cultural e artística, sem contar a ansiedade para virem para a colônia.


Sem dúvida, elas viveram ótimos momentos nestes dias, além de terem interagido com crianças de diferentes idades, vivenciaram novas experiências e conheceram um importante espaço cultural da nossa cidade. Veja aqui as fotos!



Confira abaixo os comentários registrados na avaliação do projeto com os responsáveis:
Sueli Navarro (Mel):
“Minha filha adorou participar do evento. Parabenizo a toda equipe pela iniciativa. Vamos torcer para que mais programações como esta aconteçam ao longo do ano!”

Ana Letícia (Heloísa):
“Heloísa queria que fosse duas semanas”

Giovane Leonel (Alexandre e João Vitor):
“Só elogios! Parabéns! Lidar com meus pequenos não é fácil!”

Gisela Gerheim (Rafael):
“Adoramos toda a programação, mas gostaríamos que fosse por mais uma semana!”

Ivana Oliveira (Mateus e Julia)
“Todos amamos! Muito obrigada!”

Raquel Gerheim (Lucas)
“Foi muito bom. Pena que é só uma semana. Parabéns a equipe, vocês somam em nossa precária sociedade”

Terezinha Loureiro (Luis Guilherme)
“Valeu a pena, muito bom!”

Lúcia Lucindo (Ana Luíza e Maria Célia)
“Oportunidade ótima para melhores conhecimentos. Obrigada pelo carinho e atenção!”

Lídia Silva (Rayssa)
“Foi muito agradável, ótimo, só que deveria ter sempre e não só nas férias, pelo menos um dia por semana para as crianças terem o que fazer e se divertir”

Lidiane Silva (Mateus)
“Poderia ser mais dias, pois o Mateus gostou muito. Obrigada!”

Taísa Vilaça (Arthur)
“Gostou muito, queria mais show do palhaço rosquinha e mais corda bamba”

Raquel Recker (Davi)
“Poderia ser 15 dias e ter mais oficinas”

Rodrigo Pedretti
“Excelente”

Maria das Graças Campos (Maria Luíza)
“Poderia ter mais vezes durante o ano”

Gilson Leite (Giuliano Leite)
“Gostaria de ser convidado mais vezes. Obrigado”

 Marcos Adriano (Mateus Elias)
“Vocês estão de parabéns pela organização”

Maria das Graças Braga (Matheus Braga)
“Meu filho adorou todos os monitores, vocês estão de parabéns. Continuem assim, até a próxima!”

Carmem Ribeiro (Leonardo)
“Desde que li sobre a Colônia de Férias gostei muito da proposta e pelo o que meu filho relatou, foi ainda melhor do que imaginei. Parabéns a todos!”

Rosângela Rocha (Letícia)
“Espero que se repita no próximo ano. Obrigada”

Giovanna Adário (Maria Clara, Maria Vitória e Ana Carolina)
“As crianças relataram fatos gratificantes para a formação cultural e artística delas. Vocês estão de parabéns, equipe do Trem da Alegria!”

Elisângela Aparecida Fernandes (João Vitor e João Paulo)
“Eu adorei a Colônia de Férias e meus filhos também, mas se o tempo fosse integral as crianças aproveitariam muito mais”

Cláudia Dalpra (João Vitor)
“Meu sobrinho mora em Belo Horizonte, passou as férias aqui em JF e ficou encantado com o Trem da Alegria, todo dia dizendo: ‘me leva tia!’. Passa a tarde toda feliz e contando as atividades que fez pela manhã. Liga pra mãe e diz: ‘a colônia é maneira, estou adorando!’ Parabéns pela iniciativa e muito sucesso”

Maristela Vieira (Rhayan)
“Acho que deveria ser mais longo o tempo, pelo menos umas cinco horas na colônia porque é muito bom, ele gostou muito e nós também”

Mônica Cardoso (Caio)
“Achei muito interessante e parabéns pela iniciativa. Espero que tenha mais vezes e que possam manter contato”

Aparecida Silva
“Adorei, pois é uma chance de se fazer amizades, conhecer outros espaços. Seria interessante fazer uma excursão para conhecer algumas estações”

Marcelo Leite (Matheus)
“Para próximas férias quem sabe um passeio externo de trem! Seria ótimo”

Soraya Toledo (Daniel e Eduarda)
“A iniciativa, o projeto é excelente! Vocês estão de parabéns. A torcida é para que tenha continuidade. Um abraço a todos”

Maristela do Nascimento (Diogo)
“Uma boa experiência, principalmente no caso da questão gratuita que dá oportunidade para a criança viver momentos diferentes, vocês estão de parabéns”

Andréia de Souza (Evandro)
“Gostei muito dos monitores, muito pacientes, animados, com controle sobre as crianças, as atividades diversificadas e lúdicas, educativas. Parabéns pela iniciativa!”

Vanessa Medeiros (Pedro e Julia)
“As crianças se sentiram felizes e super empolgados com as atividades oferecidas. Nos pediram para participarem de algo parecido em São José dos Campos, vamos procurar! Parabéns”





Sr. Amu contando aos pequenos histórias da Estação



Cineminha na Estação
A nona edição do projeto Só Rindo nas Férias superou todos os recordes de público! Quase 800 pessoas assistiram os filmes exibidos durante a segunda quinzena de janeiro. Vários expectadores saíram das sessões e foram diretamente se inscrever no nosso novo projeto, o Cine-Clubinho!



Conexão Educativa com o Programa Segundo Tempo
Nos dias 25/01 e 02/02 o MF-EA recebeu 40 participantes do núcleo de Santa Cândida do Programa Segundo Tempo (Ministério do Esporte). Crianças e adolescentes exploraram nosso acervo museológico, assistiram filmes e se divertiram com uma competição diferente, através de jogos de memória.


Equipes concentradas no Jogo de Memória



JANEIRO
Publicado em 25/01/12
Para começar 2012 nos trilhos!

A equipe do MF-EA se reuniu no dia 22 de dezembro para avaliar e comemorar o sucesso de suas atividades em 2011, além de concentrar boas energias para o ano novo. Aproveitamos este espaço para desejar a todos um FELIZ 2012!

Conexão educativa

No mês de janeiro o MF-EA recebeu a visita das crianças que compõem o projeto “Brincando nas Férias”, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer / PJF, e os jovens que integram o programa “Aprendiz Legal”, organizado pelo Governo Estadual de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Assistência Social / PJF. Visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone 3690-7055 ou pelo nosso email e.artejf@gmail.com.


Mais brilho para o ano novo!

Os trabalhos de limpeza e higienização das peças que compõem o acervo do MF-EA foram retomados em janeiro para garantir vida longa e mais brilho ao nosso “tesouro”. Confira aqui os resultados!
 

DEZEMBRO 
Publicado em 23/12/11


Luz, câmera, ação! Produção do documentário “Viaje neste Trem”
A equipe do MF-EA está produzindo um curta-documentário sobre o Concurso “Viaje neste Trem”. Os vencedores, protagonistas deste vídeo, participaram das gravações relatando as inspirações e experiências artísticas desenvolvidas neste concurso, bem como suas impressões sobre a viagem realizada na Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes. A exibição pública está prevista para março de 2012.   


Uma das vencedoras do concurso "Viaje neste Trem",
 Andreina Silva Reis, durante a  gravação


Primeira Semana do Jovem Empreendedor
Em torno de 80 de participantes estiveram presentes neste evento realizado pelo PROMAD - Programa Municipal de Atendimento a Adolescentes - entre os dias 05 e 08 de dezembro, com o intuito de preparar o jovem para ingressar no mercado de trabalho exigente e competitivo atual.

MF-EA é cenário da Agenda Cultural da TV Panorama
No dia 30 de novembro foi gravada no MF-EA a Agenda Cultural do MG-TV. Foram usadas como cenário as salas Sinalização e Via Permanente, Escritório Ferroviário, Material Rodante e Aspectos Tecnológicos, além da plataforma, que abriga duas locomotivas de 1913. A agenda foi ao ar no dia 2 de dezembro.

Conexão educativa
O MF-EA recebeu neste mês de dezembro a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira de Cataguases-MG. Cerca de 45 alunos puderam conhecer o acervo do Museu Ferroviário. Além da visita, assistiram a um vídeo sobre a estrada de Ferro Vitória Minas e ainda se divertiram com um jogo da memória com imagens do acervo e dos postais vencedores do Concurso “Selo Maria Fumaça”. As visitas ao MF-EA podem ser agendadas pelo telefone 3690-7055.

Intercâmbio com o Museu Nacional del Ferrocarril de Espanha
Uma enriquecedora troca de experiências museais no campo ferroviário aconteceu no dia 1º de dezembro, através de uma visita da responsável pelo MF-EA ao Museu del Ferrocarril de Madrid. Raphaela Corrêa foi recebida pela chefa de Acción Cultural y Didática, Lydia Díaz Álvarez (foto) que apresentou as atividades pedagógicas, artísticas e de difusão do espaço, e pelo guia Gustavo Martinez, que detalhou as salas e o acervo do museu. Raphaela, em contrapartida, presenteou os anfitriões com lembranças e produtos do MF-EA, por meio dos quais relatou os projetos aqui desenvolvidos.

Raphaela Corrêa (à esquerda) e Lydia Díaz Álvarez (à direita)


NOVEMBRO 
Publicado em 23/11/11

Passeio de Maria Fumaça promove experiência inesquecível aos vencedores do Concurso “Viaje neste Trem”
A bordo de uma centenária locomotiva os premiados do Concurso “Viaje neste trem” puderam apreciar um passeio de Maria Fumaça de São João Del Rei a Tiradentes e ainda conhecerem o centro histórico da cidade que recebeu o nome do herói da Inconfidência Mineira. O que será que mais marcou em cada um dos participantes?

Os vencedores do Concurso e a equipe do Museu Ferroviário 
desembarcam na Estação de Tiradentes 
“... esse trem que eu conheci,

Cheio de beleza e graça,

Com sua história bonita,

Passou como o tempo passa:

Chamava-se com carinho

De “trem Maria Fumaça...” Trecho da poesia trem Maria Fumaça de José Rosendo

     Sem dúvida foi uma grande realização para as crianças vencedoras do concurso “Viaje neste trem” poderem conhecer e vivenciar um passeio de Maria fumaça. A viagem foi prêmio do concurso realizado pelo Museu Ferroviário neste ano, que obteve 480 inscrições e 14 vencedores. A proposta do concurso foi estimular a imaginação das crianças através da temática ferroviária. Produziram histórias em quadrinhos de uma viagem de trem em que levavam lembranças de Juiz de Fora.
     A locomotiva a vapor que fez a viagem foi fabricada na Filadélfia pela empresa Baldwin, no início do século XX. O passeio, operado pela ferrovia Centro Atlântica, partiu da antiga estação ferroviária de São João Del Rei, inaugurada em 1881 e percorreu 13 quilômetros, em cerca de 40 minutos, até a histórica Tiradentes, margeando o Rio das Mortes e contemplando a Serra de São José. Logo no início foi possível ver a rotunda, mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra engata-se novamente aos vagões para retorno, no entanto, não estava aberta aos visitantes.
     A bordo da centenária locomotiva os vencedores do concurso, seus acompanhantes e a equipe do Museu Ferroviário seguiram viagem e conferiram as mais belas paisagens oferecidas pelo trajeto. Nestes 40 minutos foi possível se emocionar e entender o saudosismo dos mais antigos, que vivenciaram os tempos em que andar de Maria fumaça fazia parte da rotina.
     Algumas pessoas ainda param para ver o trem passar, pelo caminho muitos acenaram para nós viajantes. Ao desembarcar na Estação de Tiradentes, também inaugurada em 1881, todos observaram a manobra da locomotiva na rotunda e fizeram vários registros.
     Em seguida o grupo foi para o restaurante Belloni, onde foi oferecido um belo cardápio da típica comida mineira. Após o intervalo deu-se início a visita guiada pelo famoso Centro Histórico de Tiradentes, que mesmo sob a chuva, não foi cancelada.
     A cidade foi inaugurada em 1702 e apresenta um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados entre as cidades históricas. A visita começou na colina onde está localizada a capela de São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco e de onde é possível ter uma bela vista da cidade. Neste local foram gravadas cenas da minissérie Hilda Furação. A cidade também foi palco das gravações da minissérie JK e do filme que retratou a vida de Chico Xavier. Logo, seguimos para o Largo das Forras, uma praça que reúne um conjunto arquitetônico invejável. Estão lá o imponente casarão do século XVIII, que abriga a Secretaria de Cultura e Turismo e a Prefeitura Municipal da cidade.
     O Largo também abriga a Capela Bom Jesus da Pobreza, datada do século XVIII, além de uma pequena capela do Senhor dos Passos. Seguimos pela rua direita até a matriz de Santo Antônio, um dos mais belos templos barrocos de Minas Gerais e, onde se encontra o interessante relógio do sol, que se tornou um símbolo de Tiradentes.
     Conhecemos um pouco da história de Joaquim José da Silva Xavier, o herói nacional que deu nome à cidade e conferimos alguns monumentos em sua homenagem. A visita terminou no Chafariz de São José, construído em 1749 para abastecer a cidade de água potável. Reza a lenda que cada uma das fontes traz um benefício, sendo eles saúde, amor e dinheiro.
     Ainda sob a chuva a visita foi finalizada e seguimos para Juiz de Fora com satisfação pelo agradável dia que passamos juntos e aguardando ansiosamente a solenidade de entrega dos certificados aos vencedores, onde veremos os registros fotográficos produzidos por eles, que está prevista para março de 2012. Antes será produzido pelos funcionários do Museu Ferroviário um documentário sobre a viagem. Quais seriam as lembranças que trouxeram de lá? O que mais chamou atenção na viagem? Saberemos em breve. Aguardem!

Fonte: Matraqueando.com; Tiradentes.net; Feriasbrasil.com.br; Brasilviajem.com


Dinamização do MF-EA é abordada no Seminário “Memória 2011”, realizado no Arquivo Nacional – RJ
Os novos projetos que tem proporcionado a dinamização do MF-EA, em sua nova gestão, foram apresentados aos profissionais da área de museologia e do movimento de preservação ferroviária neste evento, no dia 18 de outubro, pela responsável deste espaço, Raphaela Corrêa, e despertou o interesse dos participantes, além de contatos para novas parcerias.

    Raphaela Corrêa (segunda da direita para esquerda)
    com expositores do Evento Memória 2011.




    Conexão educativa
O MF-EA recebeu no mês de outubro vários grupos de estudantes, entre eles os alunos da Escola Municipal Camilo Guedes, Escola Estadual Olavo Costa, Escola Adventista e Escola Estadual Dom Justino José de Sant`Anna. As visitas ao MF-EA podem ser agendadas pelo telefone 3690-7055.

    Visita da Escola Estadual Dom Justino José de Sant'Anna
Juventude nos Trilhos
O MF-EA se consolida como ponto de encontro do Programa Poupança Jovem de Juiz de Fora. Os participantes têm se surpreendido com a história da ferrovia, sua relação com a revolução industrial e o desenvolvimento econômico-social do mundo. 

Homenagem à criançada
Do dia 10 ao dia 14 de outubro, em comemoração à semana da criança, o Museu Ferroviário-Estação Arte preparou uma programação de filmes infantis para a criançada.

Comtur discute campanha para divulgação de JF
No dia 1º. de novembro foi realizada uma reunião no anfiteatro do MF-EA, onde foram discutidas questões sobre a Campanha “Juiz de Fora, Turismo, Idéias e criações” e também sobre a evolução das reuniões da Comissão de Marketing.



OUTUBRO  
Publicado em 15/10/11

Viaje neste Trem!
Dia 10/10 foram definidos os trabalhos a serem premiados entre os 480 inscritos no 6º Concurso Cultural “Viaje neste Trem”. Os 14 vencedores já estão preparando as malas para embarcar na Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes!

Selo Maria Fumaça
A exposição que mobilizou quase 1500 crianças e jovens para uma homenagem à Maria Fumaça teve abertura emocionante no dia 06/10 no Espaço Cultural dos Correios com a participação do grupo Etc. & Tal. A visitação segue até 19/11.

Na rota dos Artêros Geraes
O projeto itinerante “Rasgacêro e os Artêros Geraes”, patrocinado pela Petrobrás, passou pelo MF-EA no dia 29/09 e seguiu para a Praça Antônio Carlos onde presenteou a cidade com o lindo espetáculo “Mambembrasileiros”.

Tecendo a rede
A REMIC-JF (Rede de Museus e Instituições Culturais) retoma suas atividades com promessas de boa pescaria. No dia 20/09, reuniram-se no MF-EA antigos e novos integrantes com ideias e projetos colaborativos que serão desenvolvidos nos futuros encontros. O próximo já tem data e hora marcadas.

Na mira da Iberoamérica
A diretora do MF-EA foi contemplada com uma bolsa do Ministério de Cultura de España para participação no Programa de Cooperación Cultural / Curso Diversidad Museal en Iberoamérica, através do qual irá intercambiar nossas experiências e projetos com outros profissionais iberoamericanos e espanhóis na capital madrileña. 


Sob olhares especiais
Nas últimas semanas o MF-EA recebeu muitas visitas especiais, entre elas a do grupo do CAPES (Centro de Apoio Psicossocial) da UFJF, do museológo André Andion Ângulo do Museu da República (RJ), do professor português Luiz Mota Figueira do Instituto Politécnico de Tomar, Portugaldo grupo escolar de Tocantis (MG), entre outras.


SETEMBRO


Arte de Viver a terceira idade!
No mês de agosto o MF-EA recebeu a visita de dois grupos especiais: o CRAS (Centro de Referência de Assistente Social) do bairro Olavo Costa e o GAV (Grupo Arte de Viver). Os participantes resgataram boas lembranças da ferrovia e se emocionaram.


Inspiração no Sistema de Museus de Ouro Preto
No dia 29 de agosto o MF-EA sediou a palestra proferida pelo Prof. Gilson Antônio Nunes que compartilhou experiências museológicas bem sucedidas com representantes da Rede de Museus e Instituições Culturais de Juiz de Fora (Remic-JF), entre outros interessados. O evento encerrou com data marcada para um próximo encontro.


Juventude nos Trilhos
O MF-EA agora é ponto de encontro do Programa Poupança Jovem de Juiz de Fora. Os participantes têm se surpreendido com a história da ferrovia, sua relação com a revolução industrial e o desenvolvimento econômico-social do mundo. Confira!


5º Festival Nacional de Teatro
De 3 a 10 de setembro o MF-EA recebeu diversas atividades deste grande evento que movimentou atores e apreciadores das artes cênicas em Juiz de Fora.


Fonte para pesquisas
O MF-EA vem se destacando cada vez mais como fonte de pesquisa em diversas áreas. Nos meses de agosto e setembro recebeu estudantes do Mestrado em Ambiente Construído da UFJF e do Curso de Jornalismo do CES. Outros grupos já estão agendados!



JULHO E AGOSTO

Trem da Alegria
A Colônia de Férias em julho foi um sucesso. A criançada se divertiu e se despediu pedindo bis! Confira aqui como foi essa maratona cultural com os pequenos.

Com o objetivo de estimular o contato das crianças com a arte, a leitura, o cinema, o lúdico e a natureza, o Museu Ferroviário – Estação Arte, através da Funalfa, promoveu a primeira Colônia de Férias - Trem da Alegria.
Entre os dias 18 e 29 de julho, 80 crianças com faixa etária de 5 a 10 anos participaram de várias atividades. No primeiro dia, elas tiveram a oportunidade de fazer uma “visita teatral” com o “Sr. Amu”, chefe da Estação Leopoldina, que apresentou aos pequenos o seu “tesouro”, o acervo do Museu Ferroviário. Alegando não encontrar algumas peças pelas quais tinha especial apreço, o Sr. Amu propôs aos participantes uma “caça ao tesouro” pelas salas do museu, jogo que gerou até torcida animada! Ainda no primeiro dia, a criançada se divertiu com as mágicas e atrapalhadas do Palhaço Rosquinha. 


Ao longo da semana os pequenos participaram de atividades como percussão corporal e batucada, com os instrutores Maíra Delgado e Marcos Languanje; malabares, corda bamba e pintura de rostos com os instrutores Chadas Ustuntas, Márcio Guelber e Bárbara Dias; oficina de massinha-biscuit com a instrutora Ana Cecília Tavares e contação de histórias com a instrutora Cíntia Brugiolo que envolveu a todos com o personagem Tatecalanquecatacanquixilacalanque.
O sucesso da Colônia de Férias foi confirmado com a avaliação realizada no último dia tanto com os pais/responsáveis quanto com as próprias crianças, que elogiaram a programação, pediram “bis” para os próximos anos e sugeriram somente aumentar o tempo de duração (cada turma de 20 crianças participou das atividades durante uma semana, sendo 3h/dia) o que demonstra que elas não só gostaram como queriam mais!
De acordo com as várias opiniões dos pais/responsáveis, percebemos a grande satisfação pela realização de atividades diversificadas, lúdicas e educativas. Disseram que as crianças relataram fatos gratificantes para a sua formação cultural e artística, sem contar a ansiedade para virem para a colônia.
Sem dúvida, elas viveram ótimos momentos nestes dias, além de terem interagido com crianças de diferentes idades, vivenciaram novas experiências e conheceram um importante espaço cultural da nossa cidade.   


Confira abaixo os comentários registrados na avaliação do projeto com os responsáveis:

Sueli Navarro (Mel):

“Minha filha adorou participar do evento. Parabenizo a toda equipe pela iniciativa. Vamos torcer para que mais programações como esta aconteçam ao longo do ano!”

Ana Letícia (Heloísa):
“Heloísa queria que fosse duas semanas”

Giovane Leonel (Alexandre e João Vitor):
“Só elogios! Parabéns! Lidar com meus pequenos não é fácil!”

Gisela Gerheim (Rafael):
“Adoramos toda a programação, mas gostaríamos que fosse por mais uma semana!”

Ivana Oliveira (Mateus e Julia)
“Todos amamos! Muito obrigada!”

Raquel Gerheim (Lucas)
“Foi muito bom. Pena que é só uma semana. Parabéns a equipe, vocês somam em nossa precária sociedade”

Terezinha Loureiro (Luis Guilherme)
“Valeu a pena, muito bom!”

Lúcia Lucindo (Ana Luíza e Maria Célia)
“Oportunidade ótima para melhores conhecimentos. Obrigada pelo carinho e atenção!”

Lídia Silva (Rayssa)
“Foi muito agradável, ótimo, só que deveria ter sempre e não só nas férias, pelo menos um dia por semana para as crianças terem o que fazer e se divertir”

Lidiane Silva (Mateus)
“Poderia ser mais dias, pois o Mateus gostou muito. Obrigada!”

Taísa Vilaça (Arthur)
“Gostou muito, queria mais show do palhaço rosquinha e mais corda bamba”

Raquel Recker (Davi)
“Poderia ser 15 dias e ter mais oficinas”

Rodrigo Pedretti
“Excelente”

Maria das Graças Campos (Maria Luíza)
“Poderia ter mais vezes durante o ano”

Gilson Leite (Giuliano Leite)
“Gostaria de ser convidado mais vezes. Obrigado”

 Marcos Adriano (Mateus Elias)
“Vocês estão de parabéns pela organização”

Maria das Graças Braga (Matheus Braga)
“Meu filho adorou todos os monitores, vocês estão de parabéns. Continuem assim, até a próxima!”

Carmem Ribeiro (Leonardo)
“Desde que li sobre a Colônia de Férias gostei muito da proposta e pelo o que meu filho relatou, foi ainda melhor do que imaginei. Parabéns a todos!”

Rosângela Rocha (Letícia)
“Espero que se repita no próximo ano. Obrigada”

Giovanna Adário (Maria Clara, Maria Vitória e Ana Carolina)
“As crianças relataram fatos gratificantes para a formação cultural e artística delas. Vocês estão de parabéns, equipe do Trem da Alegria!”

Elisângela Aparecida Fernandes (João Vitor e João Paulo)
“Eu adorei a Colônia de Férias e meus filhos também, mas se o tempo fosse integral as crianças aproveitariam muito mais”

Cláudia Dalpra (João Vitor)
“Meu sobrinho mora em Belo Horizonte, passou as férias aqui em JF e ficou encantado com o Trem da Alegria, todo dia dizendo: ‘me leva tia!’. Passa a tarde toda feliz e contando as atividades que fez pela manhã. Liga pra mãe e diz: ‘a colônia é maneira, estou adorando!’ Parabéns pela iniciativa e muito sucesso”

Maristela Vieira (Rhayan)
“Acho que deveria ser mais longo o tempo, pelo menos umas cinco horas na colônia porque é muito bom, ele gostou muito e nós também”

Mônica Cardoso (Caio)
“Achei muito interessante e parabéns pela iniciativa. Espero que tenha mais vezes e que possam manter contato”

Aparecida Silva
“Adorei, pois é uma chance de se fazer amizades, conhecer outros espaços. Seria interessante fazer uma excursão para conhecer algumas estações”

Marcelo Leite (Matheus)
“Para próximas férias quem sabe um passeio externo de trem! Seria ótimo”

Soraya Toledo (Daniel e Eduarda)
“A iniciativa, o projeto é excelente! Vocês estão de parabéns. A torcida é para que tenha continuidade. Um abraço a todos”

Maristela do Nascimento (Diogo)
“Uma boa experiência, principalmente no caso da questão gratuita que dá oportunidade para a criança viver momentos diferentes, vocês estão de parabéns”

Andréia de Souza (Evandro)
“Gostei muito dos monitores, muito pacientes, animados, com controle sobre as crianças, as atividades diversificadas e lúdicas, educativas. Parabéns pela iniciativa!”

Vanessa Medeiros (Pedro e Julia)
“As crianças se sentiram felizes e super empolgados com as atividades oferecidas. Nos pediram para participarem de algo parecido em São José dos Campos, vamos procurar! Parabéns”


“Como fazer um arco-íris” 
 A jornalista e socióloga Bella Mendes lançou no dia 12 de julho no MF – EA, o livro de poesias “Como fazer um arco-íris”. O trabalho é um resultado da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da PJF/Funalfa. A obra transporta para os versos a experiência do amor e da memória. Além dos poemas, a publicação apresenta ilustrações em técnicas e materiais diversos, do grafite à colagem, assinadas por Juliana Freitas. Assim, o livro traz uma convergência entre literatura e artes plásticas.
De acordo com Isabella, que é natural de Congonhas, as poesias selecionadas para a publicação foram escritas em Juiz de Fora, a partir de um processo de aproximação / estranhamento com a cidade. Esta seqüência de mudança implicada nos poemas é mediada pelo amor, sentimento que perpassa dos versos mais formais aos mais livres, e que une passado e presente da autora, em seu livro de estréia.

“Como fazer um arco-íris” será comercializado ao preço de R$ 20 e os interessados podem solicitar os exemplares pelo e-mail isamenfrei@yahoo.com.br.


Homenagem a Rondon na plataforma da Estação  
Saiba como foi a Exposição Itinerante “Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena” que esteve no MF-EA de 08 a 12 de agosto.

O MF – EA recebeu a exposição itinerante “Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena”. Entre os dias 8 e 12 de agosto estavam dispostos na plataforma da antiga estação Leopoldina, 16 painéis que contaram toda a trajetória do Marechal Rondon e também sobre o Projeto Memória 2009.
Tal projeto é resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Sociedade de Amigos do Museu do Índio (SAMI). Em sua 12ª edição, dá continuidade ao trabalho de mostrar à sociedade personagens da história do País, levando cultura e conhecimento às escolas públicas, aos professores, aos alunos e ao público em geral. A exposição Rondon faz parte deste projeto que percorre cerca de 800 municípios.


Com a exposição foi possível acompanhar os passos desse militar que, pregando a paz e a defesa das populações indígenas, percorreu cerca de 50 mil quilômetros pelo País, instalando fios telegráficos, demarcando fronteiras e também incluiu nos mapas rios ainda não identificados.
Os visitantes puderam ainda assistir a um videodocumentário sobre este grande desfensor dos indígenas brasileiros.


Conheça mais sobre a história de Marechal Rondon
Um grande defensor dos indígenas brasileiros, desbravador de terras distantes e desconhecidas, de selvas e sertões. Um descobridor do Brasil. Esse foi Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (1865-1958).
Descendente de índios, nasceu em maio de 1865 em Mato Grosso. Estudou Engenharia, Matemática e Ciências Físicas e Naturais.
Pacifista, adotou em relação aos indígenas o lema “Morrer se preciso for, matar nunca!”. Gerou uma nova relação entre o estado e as populações indígenas e foi responsável pela instituição do Dia do Índio. Tinha como princípio o positivismo e buscava a integração nacional.
Sua vida longa e atuação intensa envolvem questões sobre meio ambiente, meios de comunicação, inovações técnicas, diversidade cultural e, sobretudo, a formação do Brasil.

Projetos para o Turismo de JF
No dia 3 de agosto, os membros do COMTUR realizaram no MF – EA uma reunião para validar o resultado do Concurso “Juiz de Fora, Turismo, Idéias e criações”, promovido pela PJF, através das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e de Comunicação Social, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo local (Comtur).
A agência vencedora foi a República Comunicação, que receberá um prêmio de 8 mil reais. O resultado foi definido pela comissão de Marketing, Promoção e Informação do Conselho.
O objetivo do concurso é a produção de peças publicitárias que busquem envolver e sensibilizar a população a valorizar, descobrir ou redescobrir Juiz de Fora, a fim de aumentar a auto-estima da sociedade e a receptividade desta para com os turistas. Além disso, busca demonstrar a população de Juiz de Fora as vantagens socioeconômicas que o turismo de negócios e eventos oferece para a cidade.

Fonte : http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/imprimir_noticia.php?idnoticia=30295

Oficinas do 3º FND movimentam profissionais da dança
Promovido pela PJF, através da Funalfa, o 3º Festival Nacional de Dança movimentou a cidade no período de 29 de junho a 3 de julho. O espetáculo da Cia de Dança Jaime Arôxa (RJ), “Com o brilho do teu olhar”, realizado no Cine Theatro Central, abriu a programação que contemplou os mais diversos estilos, da dança de rua ao ballet clássico.
O Festival teve como objetivo possibilitar o contato do público e dos artistas locais com manifestações de dança de outras cidades e regiões brasileiras, proporcionar intercâmbio e diálogo entre os grupos participantes, formar público e valorizar a dança.
Durante os 5 dias de evento, o público conferiu uma programação intensa, que incluiu Mostra de espetáculos, Noite de coreografias, Mostra Palco Aberto,  Noite de Gala, e ainda intervenções urbanas. O Festival contou também com a realização 5 oficinas gratuitas, sendo que duas foram no MF – EA. A professora Alicia Nascimento ministrou a Oficina Dança Moderna e Americana e por conta do professor Márcio Pizzaro ficou a oficina Intervenção – instalação: rotas de subjetividade em cena. Vale lembrar que nenhuma modalidade teve caráter competitivo.



MAIO E JUNHO

O 3º Corredor Cultural foi pro brejo!
O Museu Ferroviário-Estação Arte, pela primeira vez, participou do Corredor Cultural, evento realizado pela Funalfa.  Foram dois dias de atividades. No sábado, 28 de maio, se apresentaram os grupos Liras Gerais, Etc & Tal e O Duo Jazz SoaresCastro. No domingo, 29, os grupos Matilda, Quinteto São do Mato e cem crianças do Programa Gente em Primeiro Lugar que fizeram uma apresentação de capoeira.
O museu foi aberto à visitação e disponibilizou guias para os visitantes. Um público estimado em 450 pessoas prestigiou o Cantinho Brejeiro, como foi chamada essa atração. Para a diretora do MF-EA, Raphaela Corrêa, a experiência foi muito importante para afirmar e ampliar a potencialidade do lugar como espaço de produção e difusão artística e cultural, além de explorar toda sua estrutura espacial, técnica e museal.

 
Apresentação do Grupo Liras Gerais no Corredor Cultural – Cantinho Brejeiro



Desafiando a memória - 9ª Semana dos Museus / Caminhos da Cultura
Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus - 18 de maio - a 9ª Semana dos Museus, realizada pelo IBRAM entre os dias 16 e 22 de maio, mobilizou instituições e profissionais da área em todo o Brasil para reflexões e práticas em torno do tema “Museu e Memória”.
O MF-EA participou da iniciativa através do Circuito Caminhos da Cultura, organizado pela Dipac / Funalfa. Mais de quinze grupos escolares locais e também de Valença-RJ visitaram o acervo do museu e as dependências da antiga Estação Leopoldina, onde guias e vídeos temáticos trataram da importância da ferrovia para a memória de Juiz de Fora.


O guia Arthur Silva, mostra o acervo do Museu Ferroviário
 aos participantes do Circuito Caminhos da Cultura





Vida longa às locomotivas a vapor
É surpreendente o resultado da higienização realizada nas duas locomotivas a vapor que são expostas na plataforma do MF-EA. A iniciativa dos funcionários Marco Aurélio e Alexandre Melo possibilitou a recuperação da cor e do brilho original destas máquinas que passaram a chamar ainda mais a atenção dos visitantes pela sua beleza excelente estado de conservação.

Tais locomotivas foram fabricadas em 1913. A n.º 1 na Alemanha e a n.º 7, batizada de Duquesa, na França. Ambas circularam pela Estrada de Ferro Central do Brasil. Desde 1985, quando elas foram trazidas para o Núcleo Histórico Ferroviário de Juiz de Fora, não haviam passado por tratamento semelhante, somente limpeza básica de manutenção, a qual é realizada mensalmente.

Vale lembrar que na época que essas locomotivas circulavam havia uma disputa entre maquinistas pela máquina mais bonita e bem limpa e para mantê-las sempre em bom estado os maquinistas contavam com a ajuda de suas famílias. Um serviço que era feito aos finais de semana.
 
Locomotiva n.º 1 após processo de higienização



Visita técnica promove encontro e debate sobre Turismo Ferroviário
No dia 28 de junho, alunos do Curso de Turismo da UFJF fizeram uma visita técnica ao MF-EA. Acompanhados pela professora Eloise Botelho e pelo vice-coordenador e professor do curso Edwaldo Sérgio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o acervo e, ainda, assistiram a breves palestras.

A primeira, ministrada pela estagiária do Museu, Romilda Lopes, tratou sobre turismo ferroviário. Em seguida, Raphaela Corrêa, diretora do espaço, falou sobre o projeto de reabilitação da Praça da Estação. Paulo Henrique, presidente da OSCIP – Amigos do Trem há 14 anos, também participou do evento. Ele apresentou o projeto “Expresso Pai da Aviação” que objetiva a ativação de um trem turístico no trajeto que percorre as cidades de Santos Dumont, Antônio Carlos, Barbacena, Matias Barbosa, Ewbank da Câmara e Juiz de Fora. Por último, Edwaldo Sérgio falou sobre o projeto de extensão do Departamento do Curso de Turismo da UFJF, “Diagnóstico e aproveitamento do potencial turístico relativo ao patrimônio ferroviário de Além Paraíba-MG”, que tem por objetivo fazer um inventário do patrimônio ferroviário desta cidade, além de resgatar a memória oral.

A troca de experiências entre os profissionais que participaram da visita foi muito importante, não só para os alunos presentes, mas também para a criação de uma rede colaborativa e para o fortalecimento dos projetos em desenvolvimento pelas diversas instituições e organizações envolvidas.


Visita Técnica do Curso de Turismo da UFJF